4 dicas de planejamento financeiro para micro e pequenas empresas

Cenários econômicos difíceis, como o de agora, sempre proporcionam um desafio a mais à capacidade de recuperação dos negócios de pequeno porte. Ao mesmo tempo, lançam muitas dúvidas acerca do que seria, afinal, a melhor gestão financeira para pequenas empresas.

Conforme o tempo passa e o horizonte ganha contornos mais nítidos, algumas importantes lições são tiradas. Geralmente, elas são ilustradas pela experiência positiva de gestores que, apesar de todas as dificuldades financeiras, conseguiram manter suas empresas em posição de destaque no mercado. Quer saber como?

Conheça, a seguir, 4 aprendizados essenciais Saiba o papel fundamental de um planejamento financeiro.


Impossível não começarmos pela importância de criar e, principalmente, colocar em prática, um planejamento financeiro viável e eficaz. Preste bastante atenção ao segundo ponto, pois muitas empresas elaboram planejamentos impecáveis, mas simplesmente não o executam.

Aqui, o objetivo consiste em elencar um conjunto de ações que ajudem a organizar o caixa da empresa. Em outras palavras, você deve considerar todo o orçamento previsto para os próximos meses e anos.

Se der uma boa olhada ao redor, verá que a revisão do planejamento orçamentário de todas as empresas sofreu alguma mudança. Na prática, considere os seguintes aspectos durante o desenvolvimento do planejamento estratégico, pois é ele que norteará a gestão financeira do seu negócio:

1- Defina metas e objetivos financeiros — especifique cada um deles ao máximo, pois todos os colaboradores, de todas as equipes e departamentos, devem saber onde a empresa quer chegar;

2- Elabore um plano tático — os profissionais também esperam ser devidamente orientados com relação às estratégias a serem adotadas pela organização;


3- Estabeleça um cronograma — também é imprescindível organizar um conjunto de ações em um calendário, pois as metas e objetivos devem conter prazos.

4- Sempre mantenha um fundo de emergência — tal reserva é essencial para sustentar a empresa durante o tempo em que ela estiver com uma queda na receita. Enquanto faz um diagnóstico da situação e avalia quais medidas empregará como solução, você terá a tranquilidade de honrar os compromissos financeiros de curto prazo.

FONTE: Serasa Experian