Uma evolução das teorias das organizações, a Gestão Estratégica é o conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores de uma empresa, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização em determinado período, os executivos também são responsáveis por definir como esses objetivos serão alcançados e alocar recursos para que as metas se concretizem.
Grandes empresas já estão acostumadas com um trabalho de gestão estratégica (embora você ficaria surpreso em saber o número de empresas multimilionárias que negligenciam totalmente esse processo e sofreram muito na pandemia do COVID 19).
O que muitos não sabem é que pequenas empresas podem se beneficiar das melhores práticas de gestão estratégica para turbinar seu crescimento, e podem fazer isso sem grandes orçamentos para gastar em um planejamento estratégico.
Listamos abaixo 5 dicas que podem auxiliar sua companhia a entender melhor o que é gestão estratégica e implantar esses conceitos para crescer de maneira controlada e sustentável.
O que é gestão estratégica e como aplicar para sair da crise
1) Conhecimento é poder
O primeiro passo para traçar planos de melhorias na sua empresa é fazer uma análise geral dela. Assim como as pessoas fazem check-ups periódicos, uma empresa deve avaliar sua ‘saúde empresarial’ de tempos em tempos. O diagnóstico é uma ferramenta que ajuda a evidenciar problemas e oportunidades, fornecendo ao gestor dados estratégicos e análises aprofundadas que auxiliam na tomada de decisões tornando a empresa mais segura e eficiente e mais apta a enfrentar a concorrência no mercado.
Por isso, desenvolvemos este Diagnóstico 360º que caminha por diversas áreas estratégicas para sua empresa. O diagnóstico é GRATUITO e ao concluir seu questionário, ele será analisado por uma equipe de especialistas multidisciplinares e você receberá em até 24h úteis um relatório completo sobre a saúde da sua empresa.
2- Mudanças importantes geram grandes resultados que demandam grandes projetos
“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”
Albert Einstein era um gênio. De nada adianta você criar grandes expectativas para o crescimento do seu faturamento no ano, se não criou projetos e ações que podem transformar essas expectativas em crescimento tangível.
É preciso priorizar a mudança pelas áreas mais urgentes na sua empresa e o diagnóstico 360º te traz respostas nas seguintes áreas: Estratégia, Marketing,
Finanças, Operação, Gestão de Pessoas
Digamos que você tenha uma padaria e que há muitos anos o faturamento anual dela gire em torno de R$ 240 mil. Nem em sonho você irá alcançar um faturamento de R$ 400 mil sem modificar radicalmente sua operação. Por isso a priorização é importante, pois te mostra qual área resolver primeiro para que novas ideias possam ser geradas a exemplo: O que se pode fazer, na padaria, é investir em um projeto de pães e doces sem glúten, atraindo assim novos tipos de clientes.
Outra possível ação seria aumentar o ticket médio dos clientes atuais, criando uma seção na padaria com porções de comida caseira feitas no mesmo dia.
Esses exemplos demonstram uma realidade: mudanças importantes podem gerar grandes resultados.
3) Grandes projetos demandam execução (e controle) de alto nível
Grandes projetos levam tempo para serem implementados e gerarem resultados. Por isso é importante ter uma consultoria com experiência e pronta para construir junto com você e sua equipe uma série de marcos para o projeto ao longo de sua implantação. Dessa forma, é possível verificar a probabilidade dele gerar o resultado esperado, ou em caso negativo, cancelar o projeto antes que mais recursos sejam consumidos.
O tamanho e periodicidade do ciclo de feedbacks varia de projeto para projeto. Para pequenas empresas, onde ações tendem a ser sentidas no curto prazo, um acompanhamento semanal com um sistema 24h por dia disponível para que todos os colaboradores envolvidos no projeto possam acessar e se integrar ao andamento, aliados a uma periodicidade mensal de feedbacks geral sobre um novo projeto está de bom tamanho.
O importante é não deixar de avaliar se os recursos investidos em um novo projeto (ou menos em atividades da empresa já ativas) estão trazendo o resultado esperado.
4) Execução de alto nível é consequência de um planejamento estratégico eficiente
Aonde queremos chegar? E quando queremos chegar lá? Com essas duas respostas em mãos já é possível traçar uma projeção de crescimento mês a mês, que irá permitir que você acompanhe o crescimento da sua empresa ou de um projeto específico.
Não se esqueça: projeções de crescimento devem ser construídas com base nos projetos e investimentos que serão feitos em um período. Não adianta esperar em crescimento de 200% em um ano, caso você não faça nada de diferente para alcançar esse objetivo.
“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.”
Bernardinho, um profissional que, com certeza, sabe o que é gestão estratégica.
5) Material extra recomendado
Para que você compreenda definitivamente o que é gestão estratégica, precisamos falar de gestão estratégica sem falar de Michael Porter. O guru americano de estratégia competitiva criou o modelo de análise de 5 forças que até hoje serve como base para análise de mercado de muitas empresas.
Por isso, recomendamos o Episódio 1 do Programa Momento Negócio, com a especialista Renata Guedes, disponível no canal do Youtube da Tribuna Livre TV. E a realização gratuita do Diagnóstico 360º da Iconsull.